Por que David Vélez, do Nubank, se mudou para o Uruguai – e não foi o único
O número de residentes brasileiros que migrou para o país vizinho dobrou em dois anos
O colombiano David Vélez era residente brasileiro desde que chegou a São Paulo com a ideia do Nubank na cabeça. Há 10 anos, criou a fintech na agora famosa casinha da Rua Califórnia, no bairro Brooklin – o endereço virou o nome do veículo de investimento de Vélez. Há alguns meses, Vélez decidiu se mudar para o Uruguai, que passou a ser o endereço principal da Rua Califórnia Ltda.
Quem também se mudou de mala e cuia foi Ricardo Scavazza, sócio e chefe de investimento do private equity do Pátria – num condomínio em Punta del Este, Scavazza tem uma série de vizinhos brasileiros. Na gestora de venture capital Kaszek, alguns sócios decidiram mudar a base da Argentina para o país ao lado e há uma turma brasileira de VC avaliando o mesmo caminho.
Por que o pequeno país tem atraído mais residentes abonados? O Uruguai tem melhores indicadores sociais que seus vizinhos, o que se reflete nos índices de segurança. Maior estabilidade econômica e política que a média regional, bem como incentivos fiscais para atrair novos moradores, principalmente do Brasil e da Argentina, e uma recente redução das exigências de tempo de permanência para configurar residente.
Leia o artigo completo no Valor: https://pipelinevalor.globo.com/mercado/noticia/por-que-david-velez-se-mudou-para-o-uruguai-e-nao-foi-o-unico.ghtml